Inaugurado em 1975 como Iguatemi, sendo assim o segundo shopping do Brasil, pelo empresário Newton Rique, o Shopping da Bahia fortaleceu a tendência dos shoppings como os grandes centros de compras como organizador do espaço urbano das cidades no Brasil, agindo assim como um dos maiores transformadores da paisagem urbana de Salvador.
Aterrar a lagoa foi o maior desafio dos engenheiros que projetaram e construiram o Shopping Iguatemi, segundo conta Zeca, operário de primeira hora que foi trabalhar na obra logo depois que terminou o seu serviço na construção da Estação Rodoviária.
Zeca: "foi dificil aterrar. Você sabe
que a agua é poderosa, resiste a tudo. O lençol freático deste lado era muito alto. Quando chovia o lençol aflorava e tudo virava lama. Por isso que os operários trabalhavam com a roupa de baixo. Isso aqui era uma lagoa”.
Incêndio durante a construção |
A obra do Iguatemi demorou dois anos para ser concluida e segundo conta Zeca pelo menos quatro meses foram necessários para o aterro de fato se concretizar.
Ao fundo o Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro |
Os bairros do entorno se modernizaram e avenidas de trânsito intenso e grandes centros empresariais foram construídos nas proximidades. Cerca de mil operários e oito engenheiros trabalharam na construção do shopping, que demorou 16 meses para ficar pronto.
Entre tantas inovações, o Shopping da Bahia trouxe o primeiro cinema em shopping da Bahia e a primeira área de fast-food, e foi o primeiro a funcionar aos domingos. Na moda, colocou Salvador no calendário nacional através dedesfiles que deram origem à Semana Iguatemi de Moda (SIM). Em 1998 foi inaugurado o maior complexo de cinemas da América Latina da época, o Multiplex UCI com 12 salas.
Em 8 de dezembro de 2014, prestes a completar 40 anos de história, o Iguatemi Salvador passa a se chamar "Shopping da Bahia", assumindo o seu antigo slogan como marca oficial. Segundo a empresa que administra o shopping, tal mudança se deu para homenagear o estado da Bahia e também pelo fato da companhia ter que desembolsar R$20.000,00 anuais para manter direitos sobre a marca "Iguatemi" que pertence à outra administradora de shopping centers (ao Grupo Iguatemi).
Referência:
www.gorila.dreamhosters.com www.wikipedia.com
www.gorila.dreamhosters.com www.wikipedia.com
www.ibahia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário